Razões para usar Cosméticos Orgânicos

27 ago

A conservação do planeta é – ou pelo menos deveria ser – uma questão a ser trabalhada no dia-a-dia de todos nós. E isso inclui o mundo dos cosméticos. Aqui no Brasil a questão não é muito discutida e muitas pessoas nem mesmo sabem acerca da existência de cosméticos orgânicos.

Pois bem. Eles existem! E inclusive possuem certificação, para facilitar o seu reconhecimento.

Segundo artigo publicado na revista Época, No Brasil, os principais selos são do Instituto Biodinâmico (IBD) e da Ecocert – que é francesa, sendo que ambos os institutos seguem as mesmas diretrizes de outras seis certificadoras da Europa.

A diferença entre os cosméticos orgânicos e os convencionais são a presença de ingredientes certificados, bem como a ausência de matérias-primas sintéticas, como silicone e alguns óleos minerais – que são derivados do petróleo. Além disso, não possuem ativos geneticamente modificados e não são testados em animais.

E para quem não se convenceu ainda da importância dos cosméticos orgânicos, aqui vão algumas razões para usá-los:

•A nossa pele absorve cerca de 60% dos produtos que aplicamos nela. Usar produtos naturais é uma questão de saúde e não de luxo.

•Ingredientes orgânicos criam um ambiente menos tóxico tanto para o planeta quanto para nós. Em termos de cosméticos, a eliminação de produtos químicos como conservantes, petroquímicos, corantes e fragrâncias artificiais contribuem na melhoria das condições de vida.

•Os cosméticos orgânicos possuem quantias maiores de ingredientes bioativos, como anti-oxidantes, vitaminas, minerais, ácidos graxos, óleos vegetais, dentre outros, que são essenciais para o desenvolvimento saudável da pele. Além disso, ativos orgâncicos provenientes de frutas e vegetaus são ferramentas importantes para evitar problemas de pele.

•Produtos orgânicos comprovadamente utilizan menos energia, além de serem benéficos ao solo, água e comunidades locais. Isso sem falar na segurança de quem realiza as colheitas dos ativos, já que eles não possuem agrotóxicos.

•As fragrâncias dos cosméticos orgânicos têm origem de óleos essenciais, possuindo eles função de aromaterapia. Concluindo: eles não só cheiram bem como eles também te fazem sentir melhor!

Para quem se interessou, uma listinha de cosméticos orgânicos:

•Linhas Imortelle, Lavanda, Olive e Manteiga de Karité da L’Occitane.

• Cosméticos Surya.

•Linha Ekos da Natura.

Outro cuidado a ser tomado é que várias marcas que se intitulam como orgânicas e naturais na verdade não o são, sendo que a fiscalizaçào dos consumidores é a melhor forma de evitar que essas farsas continuem!

Kisses

Anúncios

3 Respostas to “Razões para usar Cosméticos Orgânicos”

  1. Helaine 29/08/2011 às 11:44 am #

    Hum, nunca dei muita bola pra essa história de cosmético orgânico. Sinceramente? Se verduras e frutas orgânicas já são um absurdo de caro, imagine os cosméticos? Ainda bem que temos a Surya e a Natura pra ajudar, mas é um mercado tão pequeno ainda aqui no país…Beijo!

    • Sheilla Lovato 31/08/2011 às 5:46 pm #

      Oi Helaine!

      Sabe que pesquisando os preços, não dá muita diferença não? Eu acabo usando os da Natura da linha Ekos e tenho alguma coisa da Weleda, mas não tenho muito mais coisa não…

      Kisses

Trackbacks/Pingbacks

  1. Bafões da Semana: 04/09/2011 « Fashion Descontrol - 04/09/2011

    […] com dúvidas sobre os cosméticos orgânicos? A Sheilla explica tudinho sobre […]

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: